4 de nov. de 2008

Quase ninguém percebe


Reparar erros de continuidade, seja na TV ou no cinema, é a maior diversão. Alguns elementos, como figurino, cenário e objetos de cena nos permitem descobrir as falhas com mais facilidade. Mas quase ninguém repara em dois itens importantes: maquiagem e cabelo. Não é incomum ver nas novelas, por exemplo, takes em que as personagens aparecem com maquiagens diferentes, em uma mesma cena.

Muda o tom da sombra (ou o esfumaçado) ou a cor do batom. Incluem-se (ou se excluem) rímel e gloss, muda-se a intensidade do blush. O mesmo ocorre com os penteados: ora os cabelos estão mais lisos, ora apresentam ondulações. Tudo isso na mesma cena.

Ok, talvez isso seja uma paranóia minha. Desde que me formei em maquiagem reparar essas coisas virou um vício. Mas esses descuidos, na minha modesta opinião, comprometem, de certa forma, a qualidade do produto. O problema é que as novelas costumam exagerar nas maquiagens, o que as torna ainda mais inverossímeis. E passíveis de erros.

Uma personagem adquire personalidade não só pelo figurino, mas também pelos produtos que enfeitam seu rosto. Assim, se a mocinha começou a trama com sombra marrom escura e cílios postiços lotados de rímel, essa pintura será sua marca registrada até o final, faça chuva ou faça sol, e em qualquer hora do dia ou da noite.

Acontece que, na vida real, ninguém usa as mesmas cores de cosméticos o tempo inteiro! Nesse ponto, tenho muitos elogios a fazer à direção artística de A Favorita. A novela pode não ser grande coisa, mas a maquiagem é diferenciada. A maioria das personagens femininas está de cara limpa, sem exageros, apenas com os produtos básicos: corretivo, pó compacto, rímel e blush. Coisa rara da teledramaturgia brasileira. Na mexicana então, nem se fala...

4 comentários:

Cláudia Lamego disse...

Gu, eu reparo nos cabelos. É muito nítido quando o penteado é diferente. Maquiagem é que acho mais difícil, coisa pra profissional.

Deia Vazquez disse...

So profissional mesmo pra reparar nessas coisas.
Da umas dicas aqui pras meninas! Mas bem simples, para as amadoras.

Olívia Bandeira de Melo disse...

A Patrícia Pilar nem precisa de maquiagem, né? Está dando um show de interpretação.

Gugu disse...

Sim, Lili, mas depois que a Flora mostrou as garras ganhou maquiagem sim. Agora ela usa uma sombra marrom bem sutil, blush, rímel e um batonzinho rosado. Ficou ainda mais bonita.