20 de ago. de 2008

Estatistica

O Brasil ocupa a 40a posicao nas Olimpiadas de Beijing. Mas, se considerada a populacao do pais, a posicao cai para 69a. A Eslovenia acaba liderando o ranking, com apenas 1 medalha de ouro, 2 de prata e 2 de bronze. O Brasil consegue a melhor colocacao (33o) se considerarmos "direitos humanos" como uma das variaveis...desconfiei dessa tabela quando vi o lider do ranking.

3 comentários:

Miragaya disse...

É Déia. Estava me coçando para escrever sobre isso no blog pois sou meio radical nessa questão. O que mais me deixa impressionado e irritado é o fato de a mídia e os locutores histriônicos de plantão enaltecerem as derrotas. Tudo bem que para o atleta, que jamais recebeu qualquer incentivo de federação, confederação ou do próprio país, conquistar uma medalha de bronze é a glória. O cara tem todo o direito de chorar e vibrar.

O que não tem cabimento é esse bando de narradores e comentaristas verborrágicos celebrarem uma medalha de bronze. Vamos falar a verdade, ser bronze é ser o segundo dos últimos! Pior quando eles comemoram que fulana foi a oitava melhor do mundo na natação, que não sei quem foi o 12º melhor do mundo no lançamento de peso e que isso "representa uma vitória", com direito a musiquinha do Brasil e tudo.

Quer dizer, é o reconhecimento do grau de subdesenvolvimento ao qual estamos fadados. É reconhecer que o Estado não incentiva o esporte e não cobrá-lo por isso. É passar a mão na cabeça de presidentes de confederações e de federações incompetentes, politiqueiros e inoperantes.

E assim vamos seguir nossa sina olímpica. A cada ano com delegações maiores, mas com menos medalhas no peito. Enquanto delegações de países considerados, por nossa soberba, como subdesenvolvidos, estão à nossa frente. E continuarão.

Por isso, me perdoem os narradores ufanistas, mas não me peçam para vibrar com uma medalha de bronze. Tampouco colocar a mão no peito quando tocar o hino. Nem me peçam para torcer pelo Brasil. Isso, eu já desisti há muito tempo.

l.c grazinoli disse...

Recomendo vcs visitarem esse site.
é hilário.

http://bronzebrasil2008.wordpress.com/

Cláudia Lamego disse...

Hoje, os apresentadores do Jornl Hoje se superaram. Após dar a notícia de mais uma derrota (triste e frustrante) da seleção feminina de futebol, eles chamaram a Milena Ciribelli dizendo que o dia do Brasil não tinha sido perdido. E o que ela tinha pra anunciar? Que o Rodrigo Pessoa ficou em quinto, que o Jadel ficou em sexto, que ganhamos prata de madrugada, que não sei o que. Fiquei esperando a hora de uma notícia boa chegar. Ela não veio, mas eles estavam sorridentes mesmo assim. Devem tomar muito Prozac.