13 de ago. de 2008

Anuncios polemicos




Na minha ronda diaria de periodicos tenho o habito de ir direto para o box de "mais lidos nas ultimas 24 horas". Nao eh sequer uma forma de ter um sumario das noticias do dia, mas curiosidade de saber o que os leitores mais querem saber.

Pois nessa quarta-feira, a noticia mais acessada pelos leitores do guardian.co.uk me chamou a atencao: "Olympics: Spain's eye-catching faux pas"

Para minha surpresa se tratava apenas de mais um "anuncio polemico". Em suma, o Guardian diz que o time de basquete espanhol "corre o risco de ofender os chineses atraves do anuncio que fizeram para o seu patrocinador oficial numa pose simulando "olhos de chines"". O Guardian vai alem e menciona outros exemplos de preconceito racial por parte da Espanha (se fosse um jornal brasileiro ate dava pra entender, ne?). Vale lembrar que a Espanha eh candidata a sediar os jogos em 2016. Londres sera a capital das Olimpiadas em 2012 e o governo local recebe criticas constantes. Apesar das melhorias na parte leste da cidade, a populacao acha que em nada se benefiara com isso por um simples motivo: desde o inicio das obras, os precos de moradia na parte da cidade que abriga trabalhadores de baixa renda, imigrantes e refugiados estao proximos ao da parte oeste, morada dos banqueiros e rock stars. Mas isso eh papo pra outro post...

O jornal El Pais nega a polemica e diz que a Embaixada chinesa na Espanha nao viu nada de ofensivo no anuncio. Alias, alguem viu algo de ofensivo? Quem nunca brincou de "fazer olhinhos de chines"? Olhos puxados eh icone da China, "por dios", como diriam os blasfemicos espanhois.

Segundo fontes carocais recentemente teve uma polemica sobre um comercial de TV da Boticario no Brasil. Alguem lembra de outros exemplos?

Eu tenho uma certa desconfianca que os assessores de imprensa / relacoes publicas sao os responsaveis pelo "buzz" de suas proprias campanhas.

*PS. O teclado nao tem acento :(

3 comentários:

Ciana Lago disse...

Menina, esse negócio dos RPs e assessores eu tb acho.

Mesma coisa hj com as fotos de Carol Castro na Playboy segurando um terço, vc viu?

bjs

Gabriel Cavalcanti da Fonseca disse...

Não acho o anúncio preconceituoso de forma alguma. Mas baseado em outra peça publicitária espanhola acredito que a mídia por lá sofra mais do mal do que os meios de comunicação por aqui.

Escrevo isso baseado em um anúncio espanhol publicado há um tempo que tinha como objetivo fazer a população aceitar melhor os imigrantes.

Não lembro exatamente do texto, mas o sentido era algo como "os imigrantes são legais, trate-os bem. Ou você se esquece que precisa de alguém para limpar os banheiros, cuidar das crianças, etc". Vi há tempos no blog de uma amiga que mora na Espanha. Agora não tenho como achar o link, mas eventualmente coloco aqui.

Abs

Olívia Bandeira de Melo disse...

Não achei o caso relatado pela Andréa preconceituoso, mas o do Boticário, que consegui rever ontem, tem um caráter preconceituoso sim. O moça passa um batom vermelho do Boticário na boca e, por onde ela passa, o mundo vai ficando mais "bonito" (nos dizeres da propaganda). Entre as coisas "embelezadas" está um muro grafitado: assim que a moça passa, alguns jovens pintam o muro grafitado de branco. Uma tentativa de naturalizar uma visão de beleza que é muito questionável.
Beijos!