15 de ago. de 2008

Pela Conferência Nacional de Comunicação


Uma comissão criada em 2007 e formada por mais de 30 entidades da sociedade civil, pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDMH) e pelo Ministério Público Federal está colhendo assinaturas para pressionar o governo federal a convocar a I Conferência Nacional de Comunicação. O abaixo-assinado está circulando de mão em mão e também online. (Para assinar, clique aqui ou na imagem acima.)

O objetivo da conferência, como acontece em outros setores, é fazer um balanço das ações do poder público na área, propor diretrizes para as políticas públicas de comunicação e
apontar prioridades de ações governamentais dentro destas diretrizes.

A realização dessa conferência é de extrema importância para subsidiar a criação de um novo marco regulatório do setor de comunicações no Brasil, essencial no momento em que estamos vivendo, com a chegada da TV e do rádio digitais, a discussão sobre convergência de mídias e a iminente aprovação de leis que criminalizam e limitam o uso da Internet, como a lei do senador Eduardo Azeredo (PL 84/1999), que já foi aprovada no senado e agora caminha, em regime de urgência, na Câmara dos Deputados.

Espero que o abaixo-assinado em favor da Conferência Nacional de Comunicação repita o sucesso da petição online contra a Lei Azeredo, que já conta com mais de 106 mil assinaturas. Apesar do projeto ter sido aprovado no senado, há esperanças de que não passe na Câmara ou não seja sanciondado pelo presidente Lula. De acordo com o blog do sociólogo Sérgio Amadeu, os deputados Jorge Bittar (PT-RJ) e Paulo Teixeira (PT-SP) apresentaram, no último dia 7 de agosto, um requerimento de audiência pública para discutir o projeto na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara. A justificativa dos deputados é a polêmica que a matéria vem causando.

Ao invés de aguardar as próximas notícias de braços cruzados, vamos divulgar as petições online!

5 comentários:

Anônimo disse...

Eu poderia estar fazendo meu patrulhamento agora, mas nesse caso nem é. Este assunto para que esse blog se presta, é muito mais importante que a fila do JG e a depilaçao das menininhas Barbies.

Como importante era seu post sobre cancer de colo de utero, sei lá (mais uma vez), deve se ser mais interessante os assuntos mais comentados.

Parabens pelo post.

Olívia Bandeira de Melo disse...

Obrigada, LC.

As pessoas não comentaram, mas espero que tenham assinado a petição.

Assinaram, galera?

Cláudia Lamego disse...

Para o que você acha que esse blog se presta, L.C.? Cultura e comportamento estão vetados? Eu, hein!
Viva a diversidade. E a falta de interesse em determinados assuntos.
Vou ali comprar uma batedeira pra fazer bolo e já volto.

Anônimo disse...

Claudia,

Acho que me expressei mal, faço uma mea culpa.

O que quis dizer,que algunas assuntos bastante relevantes passam batidos em comentários em detrimento de outros.

E quando disse que ao que blog se ''presta'', é uma referencia muito básica a comuniçao como esteio principal dele, ou na maioria (todos) vcs nao sao comunicólogos??

Acho cultura, politica , entreterimento e as cronicas essenciais, mas fico aqui com minha opiniao de que alguns assuntos, como o desse post deveriam ser mais e melhores explorados.

E viva a diversidade de opiniao.

Já fiz o café pra gente comer com o bolo que vc fará com a batedeira.

Anônimo disse...

Uma singela observaçao:

Na minha modesta opiniao, o melhor post desse blog até hj foi o da andressa. (comportamento)

O que reflete minha opniao de que a diversidade aqui se faz presente e é muito interessante aos leitores,