3 de jun. de 2008

Dicas culturais


No ano em que se completam 20 anos da morte da cantora, a agenda do samba e choro divulga o convite para a exposição que o CPC Aracy de Almeida inaugurou ontem na Sala Carlos Couto, espaço anexo ao Teatro Municipal de Niterói, em homenagem à Dama do Encantado. "Aracy de Almeida – 1914/1988: A Realidade do Samba" terá fotos da carreira, capas de álbuns e discos e frases da cantora que foi uma das maiores intérpretes do meu querido Noel Rosa.


A exposição terá ainda um libreto com trechos de entrevistas de Araca, além de depoimentos de Cristina Buarque, Olívia Byngton, Ana de Hollanda, Eliane Faria, Maria Bethânia, Caetano Veloso, entre outros.

Serviço: A Sala Carlos Couto fica na Rua XV de Novembro, 35 – Centro/Niterói, em frente ao Plaza Shopping. A exposição fica em cartaz de 03 de junho a 31 de julho de 2008 e pode ser conferida de terça a sexta-feira, das 10h às 18h; e aos sábados, domingos e feriados das 15h às 18h. A entrada é franca.

***********

Também em Niterói, a nossa Olívia Bandeira de Mello convida para a exposição fotográfica do grupo Olho Vivo, assessorado pela ONG Bem TV.

Para o serviço, é só clicar na imagem ao lado (linda, por sinal).




*********************

A amiga Elis Galvão divulga o terceiro número da Revista Moviola:

"Nesta edição, a Revista Moviola trata de Cinema e Teatro. Começando com uma entrevista dada por Domingos de Oliveira e Priscilla Rozembaum; um texto de Rafael de Luna sobre o Cinema Brasileiro na primeira metade do século XX; a montagem como separação do Cinema e do Teatro; Renata Mizrahi falando de sua vida como atriz; a difícil relação entre Ópera e Cinema; um podcast Roberto D'Ugo Júnior e sua Música Discreta; as imagens desconcertantes de Rita Melo; e uma entrevista exclusiva com Tião, que venceu a Regard Neuf no último festival de Cannes com seu curta Muro. E ainda: João Paulo Cuenca; Hunter S. Thompson; Contos; Versos; Odylo Costa Filho; e a continuação da campanha da Moviola Fotografe o seu Cinema antes que ele vire Igreja."
*************************
Por último, gostaria de recomendar uma série de textos sobre a Tijuca do nosso colaborador Fernando Miragaya, para onde talvez se mude nossa Caroça Luciana Gondim (existe essa possibilidade, não?), publicados no blog do tijucano Eduardo Goldemberg. Nos textos, ele propõe roteiros interessantíssimos desse bairro da Zona Norte que tem aparecido nos jornais apenas pelo lado negativo (favelas, tiroteios, violência). Tive muitos amigos moradores de lá (em todo lugar há um tijucano, não?) e fiquei emocionada ao conhecer, ainda que virtualmente, um lugar tão querido dos cariocas. Vale a visita.

Nenhum comentário: