9 de jun. de 2008

De volta ao Pantanal!!!


O som do berrante e dos tuiuiuis pegou muita gente de surpresa hoje e o deja vù era real. Silvio Santos, cagando solenemente para a pendenga com a TV Globo, pôs no ar o primeiro capítulo de Pantanal, novela de Benedito Rui Barbosa com direção de Jayme Monjardim, sucesso estrondoso da dramaturgia brasileira exibida em 1989/90, que derrubou a audiência da vênus platinada. Eu estava ansiosa. Há algumas semanas a emissora presidida e comandada como um centro esquizofrênico pelo homem do baú vinha exibindo uma propaganda bizarra anunciando uma tal "arma secreta". A tal arma iria ao ar hoje, às 22h, informava a grade de TV informada pela emissora. Logo depois do almoço, fuçando a internet, vi uma nota escondida no UOL sobre rumores de que a tal arma era Pantanal e que ela iria, sem aviso, ser exibida a partir de hoje.

Protagonizada por Cristiana Oliveira, como Juma Marruá, Claudio Marzo, Marcos Winter...Pantanal marcou época. Tinha aqueles planos enooormeees, aquela música brega do Marcus Vianna ao fundo, sequências lentíssssimas. Coisa de cinema. Uma história incrível, bem diferente das novelinhas batidas que a Globo produz até hoje. Na minha casa era a maior briga, minha mãe e meus avós não gostavam que a gente assistisse Pantanal porque havia muitas cenas, digamos, adultas. Mulheres tomando banho de rio todo capítulo...além do mais, a gente tinha apenas uma televisão, e os mais velhos tinham a preferência. Saco. Jayme Monjardim foi para a Globo, tentou, tentou, mas nunca mais conseguiu reproduzir o efeito visual inovador de Pantanal.

Recentemente, Sr. Abravanel comprou da massa falida da extinta TV Manchete, com autorização a justiça, todas as fitas da novela. Há poucos dias, a TV Globo anunciou a compra dos direitos da novela e prometeu um remake da trama da mulher que vira onça para o ano que vem. Se um tem as fitas gravadas e o outro os direitos sobre o texto, quem poderia, então exibir a novela? Silvio não esperou a situação ser esclarecida: mandou apertar o play. Ele não está com a razão. Os atores que participaram das gravações ficaram com a orelha em pé e iniciaram uma movimentação quando a notícia da venda das fitas, afinal, ninguém autorizou os direitos de imagem, já que se tratava de um projeto secreto. Até a noite de hoje os funcionários do SBT diziam nào saber de nada sobre a veiculação ou não da novela. Nenhum comercial foi vendido. Apesar de todas as rebarbas que esta jogada deixa sobrando, tenho de confessar que adorei a ousadia de Silvio Santos. Ele não decepciona jamais!!!!! Agoniza mas não morre!!! Destemido, o ex-vendedor ambulante que criou um império televisivo provou a todo mundo que não tem medo da enorme batalha judicial que vai enfrentar contra a todo-poderosa. Demais, né?

Fãs fiéis da novela entraram no maior alvoroço em comunidades, sites e listas de discussão na internet sobre o tema. Um cara tá vendendo igual água a coleção de 65 DVDs com todos os capítulos do folhetim. Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta: o tal detentor da raridade não é um picareta. Está vendendo muito pois ninguém duvida de que a novela pode ser interrompida a qualquer momento.

Ah, o Patrão é fogo.

8 comentários:

Gugu disse...

Nique, você tem razão. Ou o Sílvio teve um surto de estrategismo ou está sendo muito bem assessorado. Um outro exemplo foi a volta do "Quem quer dinheiroooo?" (Programa Sílvio Santos), que estreou com força no ibope na semana retrasada. Isso sem falar no Chaves, que está rendendo muitos pontos pro SBT. Quanto ao Ídolos, o formato foi comprado pela Record, mas a emissora do Sílvio aproveitou a fórmula e o substitiu pelo Astros, com os mesmos jurados e apresentadores que já faziam sucesso. E ainda tem as séries americanas de humor, que são ótimas. Viva o Homem do Baú!!

Cláudia Lamego disse...

Nique, essa história é SENSACIONAL!!! Silvio Santos é meu ídolo. Em que horário que está passando a novela? Mas será que ele vai pagar os atores? Poxa, ele podia comprar também Dona Beija, outra novela que desbancou a Globo e fez história na TV. Essa eu queria ver de novo. Pantanal eu não vi, porque acho que era tarde, eu dormia cedo por causa da escola. Mas lembro da repercussão.
Agora, Silvio Santos corre também contra o segundo lugar que a Record está lhe roubando. Mas o engraçado é ver como ele, com uns programas bizarros e lances como esse, consegue sobreviver. E sem gastar muito. É um gênio!

Gardênia Vargas disse...

gard~eniaSENSACIONAL!!!!!!!!

Deia Vazquez disse...

Fiquei com uma duvida: sera que Pantanal, quase 20 anos depois, tera sucesso?
Nao eh a primeira vez que a novela eh reprisada e nao lembro de ninguem dar muita bola.
Talvez faca sucesso so pelo tumulto causado...engracado, ne?

Olívia Bandeira de Melo disse...

O caso é mesmo muito interessante. O Sílvio Santos é esperto. E daqui a pouco vai querer divulgar o nosso blog, de tantos elogios que recebe aqui.

Cláudia Lamego disse...

O Sílvio Santos é coisa nossa!! Mas que vai vai/o que vai vem!!!

Chegou a hora da alegria/vamos sorrir e cantar/lá lá lá lá/hei/Sílvio Santos vem aí!!!

Olívia Bandeira de Melo disse...

Vocês viram a propaganda que estava passando no SBT ontem, insistentemente?

"Hoje, quando terminar a novela da Globo, A Favorita, mude de canal e assista Pantanal".

Cláudia Lamego disse...

Ahahah, eles sempre fazem essa propaganda. Falam da Globo, e agora da Record, coisa proibidíssima na Globo, que faz como se as outras não existissem...