26 de abr. de 2008

O que há de errado na platéia?


O telão da direita mostra uma sala de teatro com poltronas vermelhas, poucas delas ocupadas por comportados espectadores. No lado esquerdo, outro telão mostra o que parece um bar, onde homens de terno ou camisa social e mulheres de preto circulam, se juntam, riem, voltam a se sentar e bebem cerveja. No primeiro telão, uma moça de vestido cinza anota alguma coisa num caderninho azul. Um homem ao lado dela comenta, em português: "Olha como as pessoas são felizes em Londres!", referindo-se à imagem que aparece no telão da esquerda.

Atrás dos telões, um homem e uma mulher estão sentados numa mesa. No palco, as luzes estão apagadas. Eles são atores, a princípio não começaram a atuar, mas a peça já começou. Ela acontece nos telões, o da direita mostra a sala de teatro do Oi Futuro, no Rio de Janeiro, o da esquerda mostra o Soho Theather Bar, em Londres, e nós, a platéia londrina e a carioca, incluindo eu, de vestido cinza e caderninho azul, somos parte dela.

A moça atrás de mim dá tchau no telão brasileiro. Um grupo sentado na mesa do fundo do bar responde com acenos no telão inglês. Ela teve a mesma idéia que passou pela minha cabeça quando recebi o convite para ver a peça: se tivesse tido tempo, poderia ter convidado minha amiga Andréa, que mora em Londres e é colaboradora-fundadora deste blog, para participar da peça comigo, eu no Oi Futuro e ela no Soho Bar.

19h. A porta do teatro brasileiro se fecha. Os produtores já tinham avisado que a peça começaria na hora, pois "os britânicos são pontuais" e, como a peça acontece no Rio e em Londres ao mesmo tempo, a pontualidade britânica seria a chave do sincronismo. Pura ilusão dos produtores. A peça havia começado dez minutos atrás.

Os telões alternam imagens dos atores nos palcos inglês e brasileiro e imagens das platéias. De repente, um inglês da platéia coloca uma cartaz em frente à câmera com os dizeres "Hello, Tania Grillo, tudo bem?". A fria platéia carioca intimida Tania Grillo, que está atrás de mim, e ela não consegue responder. A peça prossegue.

What´s wrong with the world? faz parte do projeto ://Play_on_Earth_series, realizado pelas companhias teatrais Phila7 (com sede física no Brasil) e Station House Opera (com sede física na Inglaterra). Vale a pena participar dessa experiência, sem acreditar, como diz a diretora do Oi Futuro, que "tentar propor novas relações palco/platéia, novas formas dramatúrgicas e novos diálogos com o que acontece no mundo é o que se espera do teatro do século XXI". Espera-se isso também, mas não é a tecnologia em si e nem só ela que dará novos contornos ao teatro.

Em certo momento, um dos atores brasileiros explica sua função nessa experiência que é, acima de tudo, tecnológica, de como a tecnologia reconfigura noções de tempo e espaço: "A minha função nesse momento - se é que o momento existe - é entretê-los. Fazê-los confundir os fatos, se é que os fatos existem". Mas a platéia brasileira não entrou na viagem. Ao fim do espetáculo, o telão brasileiro exibia bater de palmas constrangidos, em contraste com os gritos e aplausos do telão londrino.

A platéia brasileira constrangeu minha experiência, assim como a de Tania Grillo. Saio da sala, mas Tania continua lá, na platéia vazia, e agora sim toma coragem, joga beijos, pula e dá tchau para seus amigos londrinos.


P.E. (pequenas epifanias): Depois do teatro, quando chegava ao Largo do Machado para pegar um ônibus para Niterói, avistei o 996, ao longe, se preparando para sair do ponto. Corri como uma maluca e consegui entrar no veículo lotado. Qual não foi minha surpresa ao encontrar minha amiga Andressa, que também escreverá nesse blog, sentadinha no chão do ônibus. Ela me revelou: "Já tinha chegado no ponto há muito tempo, perdi o primeiro ônibus que passou e pensei que foi o destino, o ônibus que perdi iria explodir ou eu encontraria alguém no segundo ônibus". Resultado, uma ótima conversa, que continuou na minha casa, até as onze da noite.

13 comentários:

Cláudia Lamego disse...

Muitos comentários a fazer...

Hum, o primeiro é que pensei no Nelson Rodrigues escrevendo sobre o teatro, hum, "tecnológico". Li esses dias textos hilários sobre a experiência dele em Gota D'Água...

Por essa experiência, deu para entender um pouco o que nossa amiga Andréia faz em Londres, não? Ou não?

A platéia carioca só se solta nos bares e na praia, e, mesmo assim, quando não tem câmeras por perto?

Humm, agora a Dê não tem escapatória, hein? Vai ter que escrever, e não pode passar desse fim de semana! heheheh

Deia Vazquez disse...

Poxa, Lili....que pena que voce nao me avisou. Seria interessantissimo participarmos disso juntas! Gostei da proposta teatral interativa. Pelo seu relato, pena a plateia brasileira nao ter entrado no clima.

Olívia Bandeira de Melo disse...

Andréa, a peça fica em cartaz até a próxima semana. Vamos? Quem topa? Aqui no Brasil começa às 19h. E aí, que horas seriam?

A digestora metanóica disse...

Lili, pelamordedeus! Eu vou com você e com a Déia! Levo cartaz e tudo, amarradona!
Quando? Quando?

Cláudia Lamego disse...

Podemos ir no dia 1 de maio? É feriado, e estarei de folga. Eu quero!!

Deia Vazquez disse...

Acabei de verificar e aqui tambem eh as 7 da noite....estranho...nao eh ao vivo entao?
Quero ir!!!

Gardênia Vargas disse...

hummmm... estranho, hein? Mas eu topo! Dia primeiro vou passar o dia no jardim botânico se o tempo estiver bom, podemos ver a peça e tomar um chope para fechar o dia, hein? Topam?
Beijos

Gugu disse...

Pronto. Vamos todos então! A primeira experiência interativa do Caroço.

Olívia Bandeira de Melo disse...

Déa, o site do Soho Theatre (ou Theather) informa que a peça aí é às 23h. Confere?
A princípio, posso ir no dia 1°, vou confirmar com o Marcelo e ver se a minha irmã vem ou não de Minas. Mas vamos deixar marcado, se eu não puder ir não tem problema, já que quase todo mundo pode.

Deia Vazquez disse...

Lili, eu tinha visto no site certo, mas a peca errada.
Confere sim, eh as 23h, o que faz sentido ;)
Vamos combinar entao? Quem pode ir? Me avisem!

Deia Vazquez disse...

Os dias disponiveis aqui sao:

http://purchase.tickets.com/buy/TicketPurchase?agency=SOHOTHEATRE&organ_val=2998&schedule=list&event_val=1086

Gugu disse...

Por mim já está marcado.

A digestora metanóica disse...

Confirmo presença também. Quinta-feira está ótimo. Vou chamar o LC, acho que ele também vai gostar muito da idéia.