10 de abr. de 2008

Plutão na segunda divisão


Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e... Pois é, desfalcaram o Sistema Solar que aprendemos na escola. Plutão deixou de fazer parte da lista em 2006, depois que cientistas mal humorados descobriram ali perto outros corpos celestes de tamanho comparável ao dele e um outro, maior ainda, que ocupou seu posto e ganhou o nome de Éris.

Pior que isso, Plutão passou a ser chamado de planeta-anão. E foi incluído na categoria de objetos “trans-netunianos”. Ou seja: foi rebaixado. Está na segunda divisão do Sistema Solar. Fiquei me perguntando: será que os livros escolares de Ciências já introduziram a novidade? Porque eu não consigo imaginar a criançada decorando a ordem dos planetas, a partir do Sol, sem Plutão.

Porque ele pode até ser pequeno mas, caramba, faz a maior diferença. Sempre teve um quê de misterioso, uma coisa meio nebulosa e sedutora. O planeta mais distante do Sol excita a imaginação da gente. Será que é muito frio lá? Que cor será que ele tem? Como seria um ser plutoniano?

Confesso minha ignorância em assuntos de mitologia mas, diante de tamanha tristeza com o rebaixamento do astro, resolvi então pesquisar. Plutão era o nome de Hades, deus grego do submundo. Quando os três filhos de Cibele e Saturno fizeram a partilha do universo, Netuno ficou com os mares, Júpiter tomou posse do Olimpo e para Plutão sobraram os Infernos.

Donde se conclui que, mais do que nunca, o nome do planeta veio a calhar. Detalhe: o planeta-anão Éris, que derrubou Plutão, é homônimo da deusa grega da discórdia. Agora tudo faz sentido...

7 comentários:

Monique Cardoso disse...

tante precisa ser dita sobre um tema correlato: as escolas de ensino médio não adotam livros!!! todas tem um sistema de ensino e têm material didático prórpio, umas apostilas fraquissimas de conteúdo, cheias de exercícios. não sei como os pais permitem uma coisa dessa.

Gugu disse...

Nique, faça um texto sobre o tema. Acho que dá pano pra manga. Beijo.

Deia Vazquez disse...

Como assim?
Isso eh na rede publica de ensino ou na privada tambem? Enfim, nao importa, que isso eh uma vergonha de qualquer jeito.
Gu, eu peguei um programa esse fim de semana de mapa astral online e to ate agora tentando entender a posicao dos planetas e a sua influencia na minha vida. Como fica a astrologia com essa mudanca? hehehe

Gugu disse...

Taí uma questão importante, Déia. Vou pesquisar e te respondo mais tarde. Beijo.

A digestora metanóica disse...

Gu, adorei o texto, o tema e a pesquisa mitológica.

A pergunta da Déia tá me consumindo. Vou amanhã mesmo consultar minha vizinha, a Ilka, que é uma taróloga casada com astrólogo.

Olívia Bandeira de Melo disse...

Nique, não são todas as escolas que adotam apostilas. Só algumas. Não confunda os londrinos.

A digestora metanóica disse...

Não confunda os londrinos é ótemo, Lili! hahahaha

Gu e Déia, encontrei com a minha vizinha taróloga-casada-com-astrólogo e ela me disse que o rebaixamento de plutão traz mudanças para a astronomia, mas na astrologia tudo permanece como antes. Os impactos de plutão nas nossas vidas não há de ser tão nanico.

Beijos