7 de abr. de 2008

Rod Stewart provocou sessão nostalgia




A princípio, iria apenas fazer um comentário ao post da Cláudia, sobre Rod Stewart. Mas o post deu tantas saudades da infância e da adolescência, que o comentário acabou virando postagem. Quem eram os nossos ídolos nos anos 80, início dos anos 90? Que músicas tocavam, primeiramente, nos Hi-fis e, depois, nas discotecas? Quais desses nós continuamos a ouvir?

Segue uma listinha dos que me vêm à cabeça agora (com uma pequena ajuda da Internet), através das imagens de seus LPs:

A turma do balão mágico – Simoni, Mike e Jairzinho voam num balão mágico super colorido. É o álbum da música "Charleston" (1982). Em 1985, eles lançaram um disco cuja capa trazia uma carrossel. A gente podia recortar e encarte e montar um carrossel de papel.

Xuxa - No seu 1° LP, "Xuxa e seus amigos" (1984), ainda na TV Manchete, ela aparece com os ombros nus e chuquinhas de borracha coloridas no cabelo. Participação de Marina Lima, Chico Buarque, Caetano Veloso e outros.

Trem da Alegria – Juninho Bill, Vanessa, Luciano e Patrícia (mais tarde rebatizada de Patrícia Marx) fazendo um trenzinho humano, no segundo LP do grupo (1986). Uma guitarra faz a ligação dos "vagões" do trem; sai fumaça da cabeça do Juninho. Música inesquecível: “Fera neném”.

Plunct Plact Zuun - Uma nave espacial que mais se parece um barco a vela voa pelo espaço (1983). Raul Seixas canta "Carimbador maluco" e Jô Soares interpreta "Planeta doce". O site Músicas Infantis 80 traz diversas capas de discos e liks para downloads das músicas.

Ritchie Um close do cantor, com olhar fulminante, estampa seu 1° LP, “Vôo de coração” (1983). É o álbum do clássico “Menina Veneno”, mas não podemos esquecer “A vida tem dessas coisas/Olhe só nós dois aqui/Presos num elevador/Uma noite sem dormir”.

Verão de 84 – Uma morena de brinco lilás e viseira amarela, numa foto de estúdio que transfere o cenário que deveria ser “praia” para um cenário “azul de boate”. No lado A, destaque para “Ursinho Blau Blau” (Absyntho, do Sylvinho Blau Blau) e, no lado B, “Eu sou Free” (do grupo feminino Sempre Livre): “Só estudei em escola experimental/Meu pai era surfista profissional/Minha mãe fazia mapa astral legal/Minha mãe fazia mapa astral”.

A-ha – Os três rapazes posam no que parece um celeiro (!) no disco chamado “On tour in Brazil” (1989). Não me lembro qual música fazia mais sucesso. Acho que a Andréa pode me ajudar.

Dire Straits – Quem não se lembra da capa de “Brothers in arms“ (1985), que trazia as músicas “Money for nothing” e “So far away”? Uma guitarra prateada sobe aos céus de um azul bebê com nuvens meio cor de rosa.

Tracy Chapman – A cantora e compositora de voz rouca aparece com os cabelos curtos e de dread na capa de seu primeiro álbum (1988). Seus olhos estão baixos e a fotografia é sépia, dando um ar de melancolia, de saudosismo e de solidão. Músicas: “Fast car”, “Baby I can hold you?”.

Luiz Caldas – O LP “Magia” (1985) traz o rei da lambada de brinco e passando a mão pelos cabelos compridos, enrolados e molhados. Quem não dançou “Fricote" ("Nega do cabelo duro/Que não gosta de pentear/Quando passa na baixa do tubo/O negão começa a gritar/Pega ela aí/pega ela aí/Pra quê?") e “Haja amor”?

Eurythmics – Annie Lennox e Dave Stewart abraçados nos encaram no LP “Greatest Hits” (1991). A foto é embaçada e explora os tons típicos da dupla: vermelho, branco e preto. As músicas da adolescência: “The miracle of love”, “Sweet dreams (are made of this)” e “There must be an angel”.

Tem mais, mas deixo para a imaginação de cada um: Michael Jackson, Madonna, Ira!, Engenheiros do Hawaii, Capital Inicial, Kid Abelha, Paralamas do Sucesso, Rita Lee e Roberto de Carvalho, Pepeu Gomes. Quem dá mais?

6 comentários:

Deia Vazquez disse...

Take on me e Hunting HIgh and Low (essa eh aquela pra chorar o amor perdido) eram as classicas.
Eu era apaixonada por Silvinho Blau Blau. Evandro Mesquita tambem era outra paixao secreta, disputando com Mario Gomes. hahahaha
Ate hoje eu me empolgo muito com Sweet Dreams.

Cláudia Lamego disse...

Eu a-ma-va o Dire Straits! Ainda tenho o vinil desse disco de capa azul. Meus amigos de condomínio que tinham violão tocavam todas! Ai, que saudades!

Lili, você é a moça dessa capa Verão 84, né não? Ahahaha

Gardênia Vargas disse...

Se puderem, olhem a contra-capa do primeiro LP do Luis Caldas. Eu estou ali! Eu e meus amiguinhos. As fotos são do meu pai! uhhuahuahuahua

Anônimo disse...

menina! eu tenho um monte desses vinis!
hahah!
mas a moça de viseira é impagável! e tem ursinho blau blau no conteúdo! lembro-me bem!
beijo, manu
ou recordar é viver, ou estamos ficando meio velhas mesmo...

Lucas Bandeira disse...

Putz, Olívia, anos 80 é f... Aliás, Rod Stewart tá parecendo mais velho e ultrapassado que o Charlton Heston.

Gugu disse...

Gardênia, não acredito que você está na contracapa do Luiz Caldas. Essa é pra competir com o Bozo!!